Empreendedorismo


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Aprendendo a empreender: Desenvolvendo projetos pessoais ou produtivos

O componente curricular “Aprendendo a empreender: desenvolvendo projetos pessoais ou produtivos” é pensado a partir das possibilidades de atuação dos estudantes do Ensino Médio nas suas escolas, através de projetos, oficinas, feiras, rodas de conversa e vivências articuladas ao projeto de vida e ao mundo do trabalho.
A sociedade contemporânea, marcada por incertezas e volatilidade, necessita de indivíduos preparados para o processo de mudanças permanentes, adaptando-se aos diferentes contextos e criando oportunidades (BRASIL, 2019).

O desenvolvimento do espírito empreendedor é perpassado pela articulação entre os projetos pessoais e os projetos produtivos planejados pelos estudantes, envolvendo uma abordagem interdisciplinar que agrega conhecimentos de diversas
áreas do conhecimento. Ou seja, empreender está articulado a um conjunto de técnicas, comportamentos e hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados para melhorar a vida cotidiana.

O estudante, ao identificar a janela de oportunidades disponibilizadas pela sociedade contemporânea, também reflete sobre os seus sonhos e projetos de vida e mobiliza ações para atingir suas metas. O mundo do trabalho está imerso nessa operação, convidando os estudantes a entender a sua lógica e desbravar as possibilidades que o mesmo oferece. A descoberta de nichos de mercado e clientela é fundamental nesse processo. A relação entre o contexto, as oportunidades e os anseios pessoais é uma das linhas mestras do empreendedorismo na escola. Esta relação é aliada à utilização de tecnologias digitais que incrementam suas competências e habilidades adquiridas na educação básica.

O que se pretende é a construção de um estudante protagonista. A palavra protagonismo é constituída por duas raízes gregas: proto, que significa "o primeiro, o principal"; agon, que significa "luta". Protagonista quer dizer, então, lutador principal, personagem principal, ator principal. Na Filosofia, a ideia de protagonismo juvenil relaciona-se com a ideia de um estudante engajado politicamente e atuante ciente de seus direitos e deveres, participativo e ativo em sua comunidade local.
Na Sociologia, a ideia de protagonismo está associada à relação do indivíduo - ator (nesse caso, o estudante), e a estrutura social, considerando as diferentes formas de atuação na sociedade.

Essas reflexões sobre o protagonismo estão associadas às formas de atuação nos setores produtivos da sociedade. Uma forma de ação pertinente é o empreendedorismo. Características empreendedoras estão interligadas aos seguintes pontos:
- Busca de Oportunidades e Iniciativa;
- Persistência;
- Correr Riscos Calculados;
- Exigência de Qualidade e Eficiência;
- Comprometimento;
- Busca de Informações;
- Estabelecimento de Metas;
- Planejamento e Monitoramento Sistemáticos;
- Persuasão e Rede de Contatos;
- Independência e Autoconfiança.
Nesse sentido, características empreendedoras estão associadas a processos produtivos e também podem ser aplicadas ao nível pessoal, envolvendo características socioemocionais.

2 SEBRAE. Conheça as características empreendedoras desenvolvidas no Empretec. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Programas/conheca-as-caracteristicas-empreendedoras-desenvolvidas-no-empretec,d071a5d3902e2410VgnVCM100000b272010aRCRD. Acesso em: 21. jan. 2021.

Aprendendo a empreender: Desenvolvendo projetos pessoais ou produtivos

Eixos Estruturantes:
Empreendedorismo

Fonte:
SEEPA

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Meninas.com

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Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Empreendedorismo, Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural

Fonte:
SEEDF

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LE Espanhol

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Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Empreendedorismo, Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural

Fonte:
SEEDF

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Projeto Educação Ambiental e Sustentabilidade

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Projeto Educação Ambiental e Sustentabilidade

Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Empreendedorismo, Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural

Fonte:
SEEDF

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Projeto de Vida

Em consonância com Resolução n.º 3, de 21 de novembro de 2018, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, em seu artigo 5.º, inciso II, afirma o Projeto de Vida como estratégia de reflexão sobre trajetória escolar na construção das dimensões pessoal, cidadã e profissional do estudante de forma a desenvolver os aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais dos estudantes, como um estratégia pedagógica de reflexão sobre a própria trajetória escolar, e o sentido da aprendizagem, de maneira significativa e integrada.

O trabalho com a dimensão pessoal visa contribuir na construção da identidade pessoal dos sujeitos a partir do reconhecimento de suas características e seus interesses, como estratégia educacional para garantir o bem-estar e desenvolvimento pessoal, físico, social, socioemocional e intelectual, suprindo assim as suas necessidades atuais e futuras.

A dimensão cidadã contempla os comportamentos sociais e os valores éticos necessários à vida em comunidade, assim como o uso de tecnologias e práticas de cidadania digital responsáveis, conciliando os interesses individuais com o bem comum, de forma crítica e reflexiva.

Já a dimensão profissional, por sua vez, denota a importância da esfera do trabalho e o impacto da escolha da atividade profissional e econômica na vida dos estudantes e dos seus familiares.

Por isso, é fundamental oportunizar diversos meios de formação e inserção no mundo do trabalho, em carreiras profissionais e no universo do empreendedorismo.

Projeto de Vida

Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Empreendedorismo, Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural

Fonte:
SEEPA


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