Quando Eu Tinha 10 Anos...
Cada estudante é convidado a escrever um texto para si mesmo, imaginando-se aos 10 anos de idade. A proposta é produzir uma carta que traga reflexões e recomendações que os jovens considerem que teriam sido úteis para eles mesmos quando tinham essa idade.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Física em Quadrinhos
Nesta atividade, os estudantes transformam conceitos de Física em histórias em quadrinhos. Eles podem escolher que temas vão abordar e se farão seus trabalhos individualmente ou em grupo. Podem, inclusive, optar por conteúdos que ainda não estudaram, desenvolvendo uma pesquisa própria para compreendê-los e, assim, criar seus roteiros e personagens.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Prova Cola
A Prova Cola é uma forma de avaliação colaborativa em que os estudantes, em grupos, fazem uma mesma prova e podem corrigir as respostas uns dos outros, de acordo com um conjunto de regras preestabelecidas.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Homen de Ferro ou de Aço? E aí?
Mostrar que os conhecimentos técnicos do processo de produção de aço têm relação direta com os conteúdos de química e de língua portuguesa;
Desenvolver esses conteúdos específicos de química e de língua portuguesa, utilizando o contexto da produção do aço;
Estimular o estudante a construir o conhecimento sobre a produção de aço, sendo protagonista ao concretizar um produto ao final da disciplina;
Elaborar textos pertinentes ao processo de pesquisa e de construção de conhecimentos.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
SEES
Escola em Campanha
Estudantes experimentam conceber e desenvolver uma campanha midiática educativa, abordando questões sociais relevantes. A iniciativa busca potencializar o desenvolvimento de diversas habilidades pelos jovens, propondo um percurso de produção de mídias educativas on-line nos mais variados formatos linguísticos.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Empreendedorismo, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Tabuleiro de História
Nesta atividade, os estudantes pesquisam, identificam e experimentam jogos de tabuleiro e de cartas que têm relação com os conteúdos da disciplina de História. Desta forma, instiga-se a curiosidade dos jovens em relação aos temas apresentados.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
A história nas telas do cinema
Estudo dos momentos e personagens históricos e a representação nas produções cinematográficas.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
SEEPA
Em Busca dos Jogos Perdidos
É uma atividade que simula uma “expedição arqueológica” dentro do espaço escolar. Os jovens são convidados a decifrar um enigma a partir de uma série de pistas oferecidas gradualmente pelo professor. A estratégia pode ser adaptada para outros contextos, temas e conteúdos curriculares, fortalecendo também o vínculo entre estudantes e professores.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
In English, Please!
Nesta atividade, os estudantes apresentam, em inglês, trabalhos finais de outras disciplinas. A exposição é oral e deve ser feita como um “pitching”, que, na linguagem dos negócios, significa apresentar algo a alguém com o objetivo de convencer o outro a investir nessa ideia. É uma apresentação curta, muito bem planejada e com foco total no público para a qual ela é feita.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Funk é Cultura
Nesta atividade, os estudantes são convidados a relacionar Filosofia e funk carioca.
Entram em discussão temas relacionados à cultura funk e que têm forte impacto na formação juvenil, como violência, sexualidade, questões de gênero e preconceito.
Os estudantes refletem sobre a relação entre estética, arte e Indústria Cultural.
Depois, preparam palestras sobre o funk para toda a escola, com os conhecimentos construídos ao longo do processo.
Um baile é realizado ao final do ciclo de palestras.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro