Escola em Campanha
Estudantes experimentam conceber e desenvolver uma campanha midiática educativa, abordando questões sociais relevantes. A iniciativa busca potencializar o desenvolvimento de diversas habilidades pelos jovens, propondo um percurso de produção de mídias educativas on-line nos mais variados formatos linguísticos.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Empreendedorismo, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
A história nas telas do cinema
Estudo dos momentos e personagens históricos e a representação nas produções cinematográficas.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
SEEPA
Aula Não, Produção!
Estudantes e professores se tornam uma equipe, trabalhando de forma horizontal, simulando uma produtora de conteúdos na escola. Cada atividade escolar se torna uma oportunidade para criação e realização de um projeto autoral, conectando a escola com os interesses dos jovens.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Empreendedorismo
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Evoanimada
Uma atividade que convida os estudantes a criarem infográficos sobre temas relacionados à evolução das espécies no planeta. Os conceitos sobre a evolução da vida são estudados e depois representados com muita criatividade utilizando personagens da vida animal em filmes e desenhos animados.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Game.doc
Um convite a uma produção audiovisual gamificada. O percurso de realização de um videodocumentário é vivenciado como um jogo.
Além de engajar os jovens, a iniciativa oportuniza que eles integrem o conhecimento de diversas disciplinas em torno de um mesmo tema.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Atualidades em Série
Incentivar a produção escrita dos alunos;
Estimular o trabalho em grupo através de debates e tertúlias dialógicas;
Desenvolver o senso crítico através de debates.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
SEES
A Cara da Escola
Nesta atividade, os estudantes fotografam as pessoas que fazem parte do ambiente escolar. É um exercício de conhecimento daqueles que formam a comunidade, para que os jovens entendam como ela é constituída. Na construção desta narrativa, há o reconhecimento dos trabalhadores da limpeza, da cozinha, da portaria… A partir do trabalho, surgem as questões: quem são? Quais são suas relações de trabalho? Em que condições exercem seu ofício? Ao final da prática, há uma grande exposição com as imagens produzidas.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Olhar Fotográfico
Oportunizar aos estudantes um estudo sobre a história da fotografia e sua importância na evolução do
mundo.
Objetivos Específicos:
- Desenvolver o protagonismo através de pesquisa sobre o cotidiano na cidade de Colatina-ES;
- Registrar fatos e pessoas que fazem parte da cidade de Colatina-ES;
- Refletir sobre causas e consequências referentes aos impactos sofridos ao longo da década na cidade
de Colatina-ES;
- Discutir as transformações sofridas na cidade na última década;
- Promover a boa convivência entre os integrantes dos grupos na realização de trabalhos coletivos;
- Aguçar o olhar sobre fatos e pessoas de forma respeitosa e objetiva no exercício do ato fotográfico.
Eixos Estruturantes:
Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
SEES
Cosmogonias
Nesta atividade, os estudantes produzem vídeos em grupos sobre os mitos de origem do cosmo (universo) das sociedades da Antiguidade. As equipes podem criar essas peças em formato stop motion, teatro de sombras ou por encenações. A culminância da prática se dá em um cineclube, com debates sobre as produções.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Comunicação, Cultura Digital e uso de mídias
A disciplina proposta está vinculada a alguns componentes curriculares das áreas de Linguagens e suas tecnologias e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, cuja abordagem deve propiciar ao público do Ensino Médio a interação social por meio do uso da língua em suas práticas histórico-discursivas, a partir de vivências em experiências significativas que envolvem a linguagem em diferentes mídias (digital e analógica). Tais práticas englobam a oralidade/escuta, a leitura, a análise linguística/semiótica e a produção de textos.
A Língua Portuguesa tem seu objeto próprio, a língua, porém nas práticas discursivas contemporâneas de uso desta, ela está sujeita a se constituir de diferentes formas discursivas, principalmente com a cultura do digital, por isso, podemos falar em nanoconto, ciberespaço, meme, vlog, podcast, vídeo minutos, remix, fanfics, estilizações, linguagem cinematográfica, gif, wiki, site, spot, entre outras possibilidades de uso da linguagem. Neste sentido, deve-se evocar o trabalho com o texto em suas múltiplas formas e semioses, inscritos na história da produção do conhecimento humano.
É possível produzir e analisar, por meio do uso de mídias, um produto audiovisual, a partir dos elementos próprios da sua linguagem, como planos, luz, cor, entre outros elementos que produzem sentido à imagem e ao som enquanto materialidade discursiva da língua. Para tanto, as questões que envolvem a História do Cinema são basilares para as análises e produções. Além disso, editar e fazer novos textos, parodiando e criando outros sentidos através de outras mídias, samplear, bem como analisar fotos, pensar seu contexto de produção, verificar os sentidos produzidos. Esses processos têm uma relação direta com outros componentes. Ao analisar e explicar os sentidos produzidos pelo discurso da imagem/vídeo, o conhecimento linguístico vai para além do verbal, extrapolando o significado e mergulhando em outras esferas de conhecimento, bem como passando de um campo ao outro por meio das relações interdiscursivas da linguagem, inclusive com outras discursividades.
Também se destaca nesta abordagem o papel da História na relação com a linguagem, uma vez que somos sujeitos de linguagem e sujeitos da história. Todo o conhecimento produzido para o que conhecemos atualmente como cultura digital e o uso de mídias está inscrito em processos históricos de avanço e desafios da produção humana.
Desse modo, uma abordagem da comunicação imersa em uma cultura digital, considerando a democratização do acesso e o uso de mídias, deve contemplar a fase de transição histórica de passagem do analógico para o digital sem desconsiderar que a relação da linguagem perpassa o histórico-social.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos
Fonte:
SEEPA
“Contato”: Diálogos entre Ciência e ficção científica
Representações da Ciência e do fazer científico nas obras de ficção científica, com possibilidades de diálogo com os componentes curriculares de Biologia, Química e Sociologia.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica
Fonte:
SEEPA