Escola em Campanha
Estudantes experimentam conceber e desenvolver uma campanha midiática educativa, abordando questões sociais relevantes. A iniciativa busca potencializar o desenvolvimento de diversas habilidades pelos jovens, propondo um percurso de produção de mídias educativas on-line nos mais variados formatos linguísticos.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Empreendedorismo, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
A Cara da Escola
Nesta atividade, os estudantes fotografam as pessoas que fazem parte do ambiente escolar. É um exercício de conhecimento daqueles que formam a comunidade, para que os jovens entendam como ela é constituída. Na construção desta narrativa, há o reconhecimento dos trabalhadores da limpeza, da cozinha, da portaria… A partir do trabalho, surgem as questões: quem são? Quais são suas relações de trabalho? Em que condições exercem seu ofício? Ao final da prática, há uma grande exposição com as imagens produzidas.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Empatia em Tudo
Uma atividade que amplia a visão sobre o conceito de empatia a partir de experimentações corporais associadas ao uso de ferramenta do design thinking, estimulando uma reflexão mais profunda dos jovens sobre a importância de exercer essa competência em suas vidas.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
LudoEscola
Os estudantes são estimulados a identificar problemas e oportunidades no universo escolar.
Eles criam intervenções que se valem de técnicas e processos de gamificação para solucionar as questões localizadas, impactando positivamente na realidade cotidiana da escola.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Empreendedorismo, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Acolhida Protagonista
Iniciativa de acolhimento para os jovens que chegam pela primeira vez à escola. São três dias de atividades criativas voltadas para a apresentação da escola, esclarecimento de informações, projetificação de sonhos e integração entre os estudantes. O percurso de acolhida é planejado e protagonizado pelos estudantes veteranos.
Eixos Estruturantes:
Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Transitando na Vida
Promover um trabalho educativo da adoção de práticas cotidianas, visando um papel transformador na sociedade atrelado entre a Escola e a Educação no que tange as Políticas Educacionais abordando o “TRÂNSITO” como um norte de tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes
e responsáveis, refletindo assim na solução desse problema, visando desenvolver competências múltiplas, trabalho em equipe, disseminando a capacidade de aprender e adaptar-se situações novas e complexas, de enfrentar novos desafios e promover transformações
Objetivos específicos:
- Propiciar esclarecimentos quanto à construção do Projeto de Vida do aluno;
- Desenvolver a prática dos quatro pilares da educação e do protagonismo juvenil
- Estimular a autoestima dos alunos incutindo práticas exitosas, inspirando-os a realizar atividades que
possa favorecer;
- Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
- Trabalhar e atuar o senso de coletividade;
- Registrar comportamentos dos motoristas, ciclistas e pedestres nas vias públicas;
- Saber reconhecer e interpretar as principais formas de sinalização no trânsito;
- Conscientizar sobre a relevância dos primeiros socorros;
-Trabalhar as virtudes importantes na vida em sociedade, tais como: paciência, tolerância,
responsabilidade, coleguismo, humildade entre outros;
- Contribuir efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e
conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços rurais e urbanos;
- Investir nas crianças, que são os futuros motoristas e multiplicadores de ações humanitárias conscientes;
- Consolidar a escola como lugar de criação, de reflexão, de discussão e compartilhamento de experiências e práticas;
- Criar responsabilidades;
- Promover competências múltiplas, trabalho em equipe, disseminando a capacidade de aprender e
adaptar-se a situações novas e complexas, de enfrentar novos desafios e promover transformações;
- Proporcionar um diálogo verdadeiro, um pensar crítico;
- Incentivar a escola a criar peças teatrais, poemas, paródias... abordando o trânsito seguro e participarem
de um concurso/evento.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
SEES
Fluxovida
Estudantes são convidados a refletir sobre sua atuação no cotidiano, buscando identificar projetos, ações, rotinas ou tarefas que desejem aprimorar ou organizar melhor.
Essas demandas são transformadas em fluxogramas, oportunizando o desenvolvimento de diversas competências como autoconhecimento e autogestão, comunicação e resolução de problemas.
Eixos Estruturantes:
Empreendedorismo, Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
A Cidade por um Novo Olhar
Esta prática convida os estudantes a lançarem um outro olhar sobre o lugar em que vivem.
Os jovens fazem registros fotográficos, ilustrações ou pinturas da região onde moram, como se fossem estrangeiros.
Neste exercício, eles são estimulados a articular conteúdos de estética aprendidos na disciplina de Filosofia e provocados a romper com os padrões de beleza exclusivamente apolíneos.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica
Fonte:
Nave, Oi Futuro
HøR74 C13N71F1C4 Aprender, Conhecer, Calcular e Desenvolver
Conscientizar a Comunidade Escolar e local quanto a importância do projeto como laboratório vivo de consciência pública, voltada à educação alimentar e à preservação ambiental.
Objetivos Específicos:
- Levar os alunos a vivência e o contato direto com o meio ambiente natural;
- Oportunizar ao aluno a conquista do seu espaço, preservando o meio ambiente onde vivemos;
- Proporcionar como atividade extracurricular um espaço de estudo, descoberta e aprendizagem;
- Proporcionar aos alunos a descoberta das técnicas de plantio, manejo do solo, cuidado com as plantas assim como técnicas de proteção da estrutura do solo;
- Desenvolver de modo integrado, a consciência da responsabilidade para o meio ambiente, respeitando o espaço biótico e abiótico a sua volta;
- Promover a responsabilidade social pela participação em grupo, incentivando o respeito pelo outro e o diálogo;
- Levar os alunos a perceberem a horta como um espaço vivo, onde todos os organismos juntos formam uma cadeia, proporcionando uma produção sustentável e fonte de alimentação saudável;
- Trabalhar com motricidade e sociabilidade das crianças;
- Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;
- Promover a reeducação alimentar através do estudo da relação entre o valor nutricional dos alimentos produzidos e a manutenção da saúde;
- Introduzir a agricultura familiar como forma de empreendedorismo, utilizando um viés histórico e biológico.
- Utilizar a Horta Escolar com a finalidade educativa e diversificação de métodos para transmitir e adquirir conhecimentos, ressaltando as atividades práticas e as experiências pessoais de forma interdisciplinar.
Eixos Estruturantes:
Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
SEES