Homen de Ferro ou de Aço? E aí?
Mostrar que os conhecimentos técnicos do processo de produção de aço têm relação direta com os conteúdos de química e de língua portuguesa;
Desenvolver esses conteúdos específicos de química e de língua portuguesa, utilizando o contexto da produção do aço;
Estimular o estudante a construir o conhecimento sobre a produção de aço, sendo protagonista ao concretizar um produto ao final da disciplina;
Elaborar textos pertinentes ao processo de pesquisa e de construção de conhecimentos.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
SEES
Noite dos Mascarados
A atividade descrita propõe uma grande reflexão sobre a formação de nossa identidade a partir da música “Noite dos mascarados”, de Chico Buarque, e da pergunta “Quem é o Homem, afinal? ”. Os estudantes são convidados não só a debater, mas também a produzir máscaras como parte da investigação sobre a natureza e a condição humanas.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Maqueteiros, Brincando com a Engenharia
O objetivo geral será a construção de uma maquete da escola. Essa maquete será feita em padrões arquitetônicos em escalas que serão definidas nas primeiras aulas. Serão feitos todos os cômodos da escola na mesma escala e com todos (ou o máximo) os objetos de cada um. Detalhamento de janelas; ventiladores, cortinas, quadro branco, etc.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica
Fonte:
SEES
Escola Maker
Uma iniciativa extraclasse voltada para a produção de projetos de cultura maker orientados pelo conceito de Internet das Coisas/IoT (do inglês Internet
of Things – IoT). A atividade alia conhecimento em programação, física e eletrônica.
Nesta experiência, os estudantes produziram ambientes com climatização inteligente, controlada pela internet, dentro da própria escola.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Empreendedorismo, Investigação Científica
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Trilha Autoral
Nesta prática, os jovens desenvolvem um projeto inteiramente pensado por eles a partir de quatro categorias: audiovisual, games, aplicativo e editorial. Os estudantes organizam percursos individuais de estudo ao longo do processo, podendo utilizar os tempos de várias disciplinas do currículo. Esta é uma atividade que precisa de apoio da gestão da escola, pois é necessário articular o tempo de diferentes professores e disciplinas.
Eixos Estruturantes:
Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro