Na trilha da argumentação
O componente curricular “Na trilha da argumentação” possui como objetivo trazer perspectivas sobre a oratória, possibilitando instrumentos para os estudantes aprimorarem a capacidade de apresentar trabalhos, buscar informações, defender ideias, portar-se em uma entrevista de emprego, entre outras situações que envolvem a argumentação.
Ao exercitar a argumentação, o estudante prepara-se para os desafios da sociedade contemporânea através do exercício do seu protagonismo, na medida em que ele assume autoria de suas proposições e ideias. O componente também visa favorecer o desenvolvimento de um olhar crítico e coerente, por parte dos estudantes, frente aos acontecimentos e situações, embasados pela pesquisa e por bases
teóricas e confiáveis que sustentem seus argumentos. Esse posicionamento frente aos campos sociais, políticos, econômicos e culturais, com bases sólidas e confiáveis, são de suma importância.
Na Grécia do século V a.C., ou período clássico, a própria ideia de participação política está relacionada com a arte da argumentação. Os sofistas, professores ambulantes que viajavam de cidade em cidade grega, ensinavam ao cidadão grego a arte da retórica, contudo tal prática não tinha como objetivo alcançar a verdade, mas sim o verossímil. Sócrates, Platão e Aristóteles combatiam a prática dos sofistas, defendendo que a argumentação deve ter como base o verdadeiro ou a verdade em si.
Aristóteles ao tratar da teoria da argumentação, defende que a linguagem deve ser a expressão do pensamento lógico, onde se privilegia o uso da razão na busca pela verdade. Portanto, dentre outros significados, argumentar relaciona-se intrinsecamente com a ideia da expressão do pensamento de forma lógica e racional, comprometida com a verdade.
Nesse sentido, componentes como a Sociologia e a Filosofia possuem uma importância fundamental para o desenvolvimento da argumentação dos estudantes, e se colocam como importantes aliados no desenvolvimento do presente componente eletivo.
Eixos Estruturantes:
Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
SEEPA
Carrossel Vivo
Uma dinâmica em grupo, que propõe o compartilhamento de conhecimentos entre equipes. Cada time socializa seus estudos sobre um artigo científico em um rodízio encadeado com o restante da turma. As trocas entre os estudantes geram uma movimentação que lembra o brinquedo Carrossel, tradicional em parque de diversões.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica
Fonte:
Nave, Oi Futuro
PopDebate
Debate que segue o formato de jogo, estimulando o estudo sobre teorias demográficas. Os jovens analisam e expõem conceitos específicos sobre populações humanas, desenvolvendo a argumentação e o pensamento crítico.
Eixos Estruturantes:
Investigação Científica
Fonte:
Nave, Oi Futuro