Quando Eu Tinha 10 Anos...
Cada estudante é convidado a escrever um texto para si mesmo, imaginando-se aos 10 anos de idade. A proposta é produzir uma carta que traga reflexões e recomendações que os jovens considerem que teriam sido úteis para eles mesmos quando tinham essa idade.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Família dá em Árvore
Os estudantes criam árvores genealógicas de suas famílias e investigam as doenças hereditárias que atravessam as gerações de seus parentes. O contato com os laços genéticos aproxima os jovens das histórias de vida e do imaginário dos seus familiares, o que oportuniza o desenvolvimento do autoconhecimento, a construção de identidades e a valorização da diversidade.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Taxonomia no Encarte do Mercado
Uma atividade pedagógica que utiliza encartes promocionais de produtos de supermercados para levar os estudantes a compreenderem, de forma
concreta, os modos de agrupamento e sistematização sobre as categorias de seres vivos.
Os jovens são convidados a criar um sistema de classificação
próprio, como se estivessem organizando os produtos em prateleiras.
Eixos Estruturantes:
Empreendedorismo, Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Minha cidade, minha memória: Viajando pela história local
História e geografia do Paraná; relação espaço-temporal; metodologias participativas no entendimento do indivíduo com seu espaço de vivência e articulação com o Paraná, o Brasil e o mundo globalizado; valorização da cultura local. Valorização da cultura local; Conscientização sobre a preservação dos patrimônios histórico-geográficos.
Eixos Estruturantes:
Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
SEEPA
Pluriversos
O uso dos mitos gregos é o caminho mais tradicional dos professores de Filosofia para abordar o tema nas aulas. E a atividade inova ao propor o estudo de mitos indígenas e africanos, que influenciaram na formação do Brasil. Com o estudo os estudantes descobrem que há uma ordenação racional e comum nas cosmogonias de diferentes culturas.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Se Esse Muro Falasse....
Pintar o muro da escola e, durante o processo, refletir sobre o impacto da arte urbana na comunidade.
Ampliar o repertório cultural;
Estimular a criticidade e o autoconhecimento; Influenciar o olhar da comunidade para escola e vice-versa; Estimular o trabalho em grupo; Debater o caráter político da arte urbana;
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
SEES
O que Eu Quero Aprender?
A possibilidade de estudantes apresentarem projetos de aprendizagem autônoma quando a proposta feita pelo professor não contemplar plenamente seus interesses. Os jovens podem escolher o que querem aprender, como gostariam de aprender e quais seriam as formas de avaliar esse aprendizado ao final de um ciclo.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
ESPIRITOSANTO.COM: Uma Viagem pelo Conhecimento
Abordar as diversidades culturais, bem como suas particularidades promovendo uma aprendizagem baseada no respeito, na valorização e apropriação de novas informações visando sensibilizar estudantes e familiares quanto a importância da cultura capixaba.
Proporcionando aos estudantes conhecimentos e visitas a Patrimônios Culturais, Históricos e Ambientais do nosso estado e município desenvolvendo competências e habilidades para expor ideias próprias, realizar atividades com autonomia, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Eixos Estruturantes:
Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
SEES
Fluxovida
Estudantes são convidados a refletir sobre sua atuação no cotidiano, buscando identificar projetos, ações, rotinas ou tarefas que desejem aprimorar ou organizar melhor.
Essas demandas são transformadas em fluxogramas, oportunizando o desenvolvimento de diversas competências como autoconhecimento e autogestão, comunicação e resolução de problemas.
Eixos Estruturantes:
Empreendedorismo, Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Fotocabine
Um convite ao desenvolvimento da autoexpressão por meio da fotografia. Os estudantes fazem seus retratos com câmeras de celular, usando a estética de uma antiga cabine de fotos instantâneas.
Neste exercício, eles são estimulados a trabalhar a criatividade visual com conceitos de registro e edição diferentes dos mais presentes em seu cotidiano.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos
Fonte:
Nave, Oi Futuro