Funk é Cultura
Nesta atividade, os estudantes são convidados a relacionar Filosofia e funk carioca.
Entram em discussão temas relacionados à cultura funk e que têm forte impacto na formação juvenil, como violência, sexualidade, questões de gênero e preconceito.
Os estudantes refletem sobre a relação entre estética, arte e Indústria Cultural.
Depois, preparam palestras sobre o funk para toda a escola, com os conhecimentos construídos ao longo do processo.
Um baile é realizado ao final do ciclo de palestras.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
What's the Song?
Promover o desenvolvimento da habilidade de compreensão oral;
Ampliar o repertório linguístico dos alunos, principalmente em termos de pronúncia e de enriquecimento vocabular;
Enriquecer o vocabulário em Inglês, através de trabalhos, músicas e vídeos;
Associar vocábulos da Língua Inglesa com a Língua materna;
Utilizar palavras e expressões simples de uso cotidiano em diferentes situações;
Compreender a relação da música com a matemática;
Entender a relação de números com a escala musical.
Eixos Estruturantes:
Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
SEES
Roda do Zé
Uma boa maneira de promover reflexões sobre as juventudes negras pode ser pela expressão artística.
Nesta atividade, os estudantes participam de uma série de processos_criativos e de experimentação sensorial com oficinas de baile black, cine afro e cultura pop, criação de cartazes e composição musical.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
School Music: Beatle's Songs
Trabalhar as músicas do grupo Beatles de forma a servir como incentivo ao projeto de vida dos alunos, visto que a vida dos componentes serve como fonte de inspiração;
Trabalhar o vocabulário das músicas através de dinâmica, uso da tecnologia, jogos e brincadeiras;
Reconhecer as diferentes formas de linguagens e possibilidades de comunicação (linguagem corporal e visual).
Promover a socialização dos estudantes.
Propiciar o protagonismo do estudante.
Valorizar valores étnicos e sociais.
Considerar a diversidade étnico-cultural no tempo no espaço.
Incentivar interpretação e produção de texto.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos
Fonte:
SEES
Noite dos Mascarados
A atividade descrita propõe uma grande reflexão sobre a formação de nossa identidade a partir da música “Noite dos mascarados”, de Chico Buarque, e da pergunta “Quem é o Homem, afinal? ”. Os estudantes são convidados não só a debater, mas também a produzir máscaras como parte da investigação sobre a natureza e a condição humanas.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
É Cordel
Esta atividade convida os estudantes a escreverem cantigas líricas trovadorescas e fábulas para, depois, transformá-las em poemas populares de cordel, um gênero literário popular muito comum no Nordeste brasileiro. Como parte da prática, os jovens também fazem oficinas de estêncil, uma técnica de pintura para reprodução de imagens. Assim, ilustram suas produções, que darão origem a uma grande exposição ao final.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos
Fonte:
Nave, Oi Futuro
High School Musical 2
Potencializar e aprofundar o projeto de vida dos estudantes contribuindo para o desenvolvimento de habilidades centrais do Projeto de Vida, como, por exemplo, capacidade de Planejamento, curiosidade, esforço, foco, entusiasmo e capacidade de iniciativa;
Desenvolver a oralidade;
Ampliar, diversificar e aprofundar o conhecimento nas disciplinas de Educação Física e Língua Inglesa;
Estimular a produção oral e escrita;
Aprimorar a interpretação de texto em inglês e português;
Despertar no discente a curiosidade sobre diferentes gêneros musicais;
Diversificar e enriquecer os conteúdos de Inglês e de Educação Física presentes na BNCC, como formação das identidades históricas, as manifestações culturais e suas relações com os processos históricos e as diferentes expressões e linguagens corporais;
Compreender a produção artística, em forma de vídeo, filmes, música e/ou dança, como estímulo a capacidade criativa e ao protagonismo dos alunos.
Desenvolver as habilidades de criação e análise de movimentos corporais, de coreografias, músicas e encenação;
Promover a cultura democrática consciente da identidade individual, coletiva e dos projetos pessoais dos alunos.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
SEES
Music & Art: Song, Camera and Action
Ampliar, de forma consciente, a importância do uso da língua materna e da Língua Inglesa no universo audiovisual, através de evidências históricas do conceito, dos estilos musicais, como forma de manifestação da sua cultura e costumes.
Objetivos Específicos:
- Comunicar e expressar a música através da interpretação, improvisação e composição.
- Vivenciar o processo de expressão individual e grupal, não se esquecendo de fazer conexões com a
localidade e a identidade cultural dos estudantes, permitindo-lhes também improvisar, compor, observar e analisar suas estratégias e de seus colegas nas atividades de produção.
- Apreciar a música Inglesa e a brasileira que se dá pela escuta, envolvimento e compreensão da
linguagem musical.
- Promover uma discussão e um levantamento de critérios sobre a possibilidade de determinadas
produções sonoras serem ou não músicas, para que a partir daí possam explicar as linguagens musicais;
dar espaço para que os estudantes possam escutar diversos estilos de música e pedir que eles percebam
as características expressivas e de intencionalidade dos compositores e intérpretes dessas músicas.
- Abordar a música em vários contextos culturais e históricos que se dá através da expressão musical de
vários povos em diferentes épocas.
- Estimular a criatividade através de produção de videoclipes e músicas.
- Desenvolver autonomia em relação à observação;
- Construir a noção de identidade nacional e pessoal, em relação ao que nos trazem as tendências, bom
como aspectos socioculturais de outros povos e nações.
Eixos Estruturantes:
Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
SEES
Toca Aí!!!
Estudantes criam paródias musicais em formato de videoclipes, que apresentam conhecimentos de física relacionados às fórmulas. A atividade permite ir além da memorização de fórmulas, possibilitando também o desenvolvimento da argumentação e a compreensão sobre a aplicabilidade desses conhecimentos teóricos.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Trovadorâneos
Esta atividade traz para o contexto mais atual as poesias trovadorescas, que datam do século XII e trabalham oralidade e música. O professor apresenta canções recentes que se assemelham a essas poesias antigas, tanto em estrutura quanto em temática. Ao final, como ponto alto do projeto, há um festival de música, intitulado Trovadorâneos.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos
Fonte:
Nave, Oi Futuro