Lógica Desplugada
Esta prática se propõe a ensinar os conceitos fundamentais da programação – como dados, algoritmos, fluxogramas, leituras e linguagens de programação – usando recursos analógicos, ou seja, sem computadores ou softwares. A dinâmica é construída em conjunto com os estudantes, de acordo com suas vivências e interesses.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Da Sala de Aula Para O Aplicativo
Nesta atividade, os estudantes criam um aplicativo para smartphone a partir do conteúdo de uma disciplina do ensino regular. A escolha da matéria que servirá como tema é feita por eles próprios, que decidem também que funções ou ferramentas o app oferecerá aos usuários.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Matemática em Perspectiva
Um percurso para aprendizagem sobre geometria espacial, que convida os estudantes a experimentarem a visualização e a manipulação de formas geométricas em duas e três dimensões, integrando as disciplinas de Matemática e Programação.
Os jovens produzem desenhos em papel e também utilizando a ferramenta Unity3D, desenvolvendo, assim, noções sobre vistas ortográficas, profundidade e volume.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Passos de Bebê
Nesta metodologia, o educador estrutura um processo para que os estudantes desenvolvam melhor atividades de média ou alta complexidade. Os jovens são convidados a seguir um percurso organizado por eles próprios ou pelo professor em etapas lógicas mais simples e ordenadas, os chamados “passos de bebê”. Ao realizar cada pequeno passo, avançam para o próximo com mais facilidade, mais motivação e compreendendo os pré-requisitos e a interdependência entre as etapas do exercício.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Empreendedorismo
Fonte:
Nave, Oi Futuro