Meu futuro é "Exata-mente"
Orientar e dar suporte aos alunos para que a escolha da profissão desejada seja feita de forma consciente, ressaltando a importância de cada uma delas na sociedade.
Objetivos Específicos:
- Mostrar como a matemática está inserida em todas as profissões, mesmo que de forma implícita;
- Trabalhar conceitos físicos- teóricos e práticos- presentes em cada profissão, seja na formação
acadêmica ou na sua execução;
Eixos Estruturantes:
Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
SEES
Projeto de Vida
Em consonância com Resolução n.º 3, de 21 de novembro de 2018, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, em seu artigo 5.º, inciso II, afirma o Projeto de Vida como estratégia de reflexão sobre trajetória escolar na construção das dimensões pessoal, cidadã e profissional do estudante de forma a desenvolver os aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais dos estudantes, como um estratégia pedagógica de reflexão sobre a própria trajetória escolar, e o sentido da aprendizagem, de maneira significativa e integrada.
O trabalho com a dimensão pessoal visa contribuir na construção da identidade pessoal dos sujeitos a partir do reconhecimento de suas características e seus interesses, como estratégia educacional para garantir o bem-estar e desenvolvimento pessoal, físico, social, socioemocional e intelectual, suprindo assim as suas necessidades atuais e futuras.
A dimensão cidadã contempla os comportamentos sociais e os valores éticos necessários à vida em comunidade, assim como o uso de tecnologias e práticas de cidadania digital responsáveis, conciliando os interesses individuais com o bem comum, de forma crítica e reflexiva.
Já a dimensão profissional, por sua vez, denota a importância da esfera do trabalho e o impacto da escolha da atividade profissional e econômica na vida dos estudantes e dos seus familiares.
Por isso, é fundamental oportunizar diversos meios de formação e inserção no mundo do trabalho, em carreiras profissionais e no universo do empreendedorismo.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Empreendedorismo, Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
SEEPA
Conversando com o Futuro
Jovens estudam os gêneros jornalísticos e ao mesmo tempo aprendem sobre o mundo do trabalho, identificando carreiras com que tenham afinidades.
A atividade possibilita que os estudantes desenvolvam o
pensamento crítico, a argumentação e o autoconhecimento, auxiliando-os em suas escolhas futuras.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
ESPELHO, ESPELHO MEU! Existe alguém mais belo do que eu?
Oportunizar aos alunos momentos formais e sistemáticos, teóricos e práticos onde ele possa conhecer mais especificamente as diversas profissões relacionadas a área da saúde e bem-estar.
Enriquecer o conhecimento, assim como ampliar, diversificar e aprofundar conceitos, procedimentos ou temáticas em especial na disciplina de História e Língua Portuguesa.
Oportunizar o aluno a reflexão sobre o seu projeto de vida.
Desenvolver o protagonismo em nossos educandos.
Favorecer a aquisição de habilidades e competências específicas para a continuidade dos estudos, sobretudo, para a inserção e permanência num futuro mercado de trabalho.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
SEES