Da Sala de Aula Para O Aplicativo
Nesta atividade, os estudantes criam um aplicativo para smartphone a partir do conteúdo de uma disciplina do ensino regular. A escolha da matéria que servirá como tema é feita por eles próprios, que decidem também que funções ou ferramentas o app oferecerá aos usuários.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Comunicação, Cultura Digital e uso de mídias
A disciplina proposta está vinculada a alguns componentes curriculares das áreas de Linguagens e suas tecnologias e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, cuja abordagem deve propiciar ao público do Ensino Médio a interação social por meio do uso da língua em suas práticas histórico-discursivas, a partir de vivências em experiências significativas que envolvem a linguagem em diferentes mídias (digital e analógica). Tais práticas englobam a oralidade/escuta, a leitura, a análise linguística/semiótica e a produção de textos.
A Língua Portuguesa tem seu objeto próprio, a língua, porém nas práticas discursivas contemporâneas de uso desta, ela está sujeita a se constituir de diferentes formas discursivas, principalmente com a cultura do digital, por isso, podemos falar em nanoconto, ciberespaço, meme, vlog, podcast, vídeo minutos, remix, fanfics, estilizações, linguagem cinematográfica, gif, wiki, site, spot, entre outras possibilidades de uso da linguagem. Neste sentido, deve-se evocar o trabalho com o texto em suas múltiplas formas e semioses, inscritos na história da produção do conhecimento humano.
É possível produzir e analisar, por meio do uso de mídias, um produto audiovisual, a partir dos elementos próprios da sua linguagem, como planos, luz, cor, entre outros elementos que produzem sentido à imagem e ao som enquanto materialidade discursiva da língua. Para tanto, as questões que envolvem a História do Cinema são basilares para as análises e produções. Além disso, editar e fazer novos textos, parodiando e criando outros sentidos através de outras mídias, samplear, bem como analisar fotos, pensar seu contexto de produção, verificar os sentidos produzidos. Esses processos têm uma relação direta com outros componentes. Ao analisar e explicar os sentidos produzidos pelo discurso da imagem/vídeo, o conhecimento linguístico vai para além do verbal, extrapolando o significado e mergulhando em outras esferas de conhecimento, bem como passando de um campo ao outro por meio das relações interdiscursivas da linguagem, inclusive com outras discursividades.
Também se destaca nesta abordagem o papel da História na relação com a linguagem, uma vez que somos sujeitos de linguagem e sujeitos da história. Todo o conhecimento produzido para o que conhecemos atualmente como cultura digital e o uso de mídias está inscrito em processos históricos de avanço e desafios da produção humana.
Desse modo, uma abordagem da comunicação imersa em uma cultura digital, considerando a democratização do acesso e o uso de mídias, deve contemplar a fase de transição histórica de passagem do analógico para o digital sem desconsiderar que a relação da linguagem perpassa o histórico-social.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos
Fonte:
SEEPA
Rede NAVE
Plataformas virtuais podem ser usadas para criar um espaço de conhecimento, cultura e colaboração entre professor e estudantes. Com elas, o educador consegue fazer a chamada, organizar materiais de estudo, socializar tarefas, fomentar reflexões e estimular a troca de informações. Esta atividade traz uma experiência de uso do Facebook em uma turma de Ensino Médio, mas a estratégia pode e deve ser adaptada à realidade e ao contexto de cada educador.
Eixos Estruturantes:
Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Matemática em Perspectiva
Um percurso para aprendizagem sobre geometria espacial, que convida os estudantes a experimentarem a visualização e a manipulação de formas geométricas em duas e três dimensões, integrando as disciplinas de Matemática e Programação.
Os jovens produzem desenhos em papel e também utilizando a ferramenta Unity3D, desenvolvendo, assim, noções sobre vistas ortográficas, profundidade e volume.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica
Fonte:
Nave, Oi Futuro
Eureka!
Desenvolver nos alunos do Ensino Médio o gosto pela pesquisa científica ampliando o conhecimento e visão de mundo a partir de uma ótica científica; Promover o caráter interdisciplinar do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que o espírito crítico e inventivo são habilidades que se almejam lapidar nas disciplinas de Biologia e Língua Portuguesa. Melhorar o desempenho dos alunos nas disciplinas de Biologia e Língua Portuguesa; Desenvolver situações de aprendizagem com o uso de tecnologias: aplicativos de smartphones, programas
de computador e noções básicas de informática; Conhecer o texto científico, os tipos de pesquisa e amostragem de dados; Realizar práticas de laboratório em grupo, dinâmicas, aulas de campo e tertúlias dialógicas em que os alunos possam desenvolver o espírito crítico e investigativo, o trabalho em grupo e a compreensão de
textos; Realizar mostras dos experimentos desenvolvidos nas atividades para a comunidade escolar; Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente sobre os assuntos que serão trabalhados durante a
eletiva.
Eixos Estruturantes:
Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
SEES
ClassDojo
O ClassDojo é um aplicativo de comunicação e gamificação para a sala de aula que possibilita o compartilhamento de fotos, vídeos e mensagens sobre o cotidiano escolar. Esta é uma prática que adota o uso diário da ferramenta e transforma docentes, estudantes e pais ou responsáveis em uma equipe de trabalho, fomentando experiências inovadoras de avaliação e acompanhamento escolar.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Empreendedorismo
Fonte:
Nave, Oi Futuro