Operação: Parem, Pense, Mude
Desenvolver competências e habilidades nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para aprofundamento, enriquecimento e consolidação de conteúdos como: Leitura, interpretação, oralidade e produção em diversos gêneros textuais: informativos, instrucionais, legislativo e dissertativo. Linguagem verbal e não verbal (placas de trânsito). Gráficos, tabelas, resolução de situações-problema, proporcionalidade, escala, área e fração.
Ao trabalharmos com o tema trânsito é fundamental percebermos a necessidade da sistematização do tema, ou seja, é preciso compreender que o trabalho deve ser contínuo e sistemático. Os conteúdos, assuntos e questões abordadas, devem conduzir o aluno à interpretação, à análise, à reflexão, à compreensão das regras e leis.
Através das temáticas e das atividades que abordam o assunto trânsito,
em todas as áreas do conhecimento, os alunos devem ser capazes:
- Conhecer o espaço onde vivem, observando, analisando e refletindo sobre suas características;
- Compreender o trânsito como a necessidade e o direito que todos têm de locomover-se;
- Perceber o trânsito como um espaço democrático, público e compartilhado, fundamental para a
convivência social;
- Adotar atitudes de respeito ao espaço público, preservando-o e contribuindo para a melhoria da
qualidade de vida de todos;
- Adotar no dia-a-dia, atitudes de respeito às normas e regras do trânsito;
- Ser capaz de compreender a relação existente entre o trânsito, a poluição ambiental, visual, atmosférica e sonora, criando, aplicando e contribuindo com atitudes efetivas de preservação ambiental;
- Discutir, refletir e contribuir na busca de soluções para os problemas vivenciados no trânsito;
- Compreender a importância do uso dos equipamentos de segurança no trânsito, valorizando sua
própria vida e a vida das outras pessoas;
- Reaplicar os conhecimentos em oficinas numa escola municipal de ensino fundamental I;
- Exigir seus direitos enquanto pedestres, passageiro e ciclista, questionando comportamentos que seja contrários ao seu direito de transitar com segurança.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Investigação Científica
Fonte:
SEES
Pit Stop Jovem
Desenvolver a cultura de segurança no trânsito entre os estudantes, a partir da ampla discussão da temática e do estímulo ao comportamento seguro no trânsito; Favorecer para que o educando seja um multiplicador dessa cultura; Refletir sobre segurança viária e educação para o trânsito com a comunidade escolar; Contribuir para a construção de conhecimentos e práticas escolares em educação para o
trânsito; Promover a aproximação da PRF com a comunidade escolar; Reconhecer o trânsito como espaço de convivência e de exercício da cidadania; Estimular a prática de atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito, tolerância, prudência e ética; Conscientizar a comunidade sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito por meio de diferentes linguagens ajustadas às situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa; Valorizar a preservação da vida.
Eixos Estruturantes:
Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
SEES
Transitando na Vida
Promover um trabalho educativo da adoção de práticas cotidianas, visando um papel transformador na sociedade atrelado entre a Escola e a Educação no que tange as Políticas Educacionais abordando o “TRÂNSITO” como um norte de tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes
e responsáveis, refletindo assim na solução desse problema, visando desenvolver competências múltiplas, trabalho em equipe, disseminando a capacidade de aprender e adaptar-se situações novas e complexas, de enfrentar novos desafios e promover transformações
Objetivos específicos:
- Propiciar esclarecimentos quanto à construção do Projeto de Vida do aluno;
- Desenvolver a prática dos quatro pilares da educação e do protagonismo juvenil
- Estimular a autoestima dos alunos incutindo práticas exitosas, inspirando-os a realizar atividades que
possa favorecer;
- Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
- Trabalhar e atuar o senso de coletividade;
- Registrar comportamentos dos motoristas, ciclistas e pedestres nas vias públicas;
- Saber reconhecer e interpretar as principais formas de sinalização no trânsito;
- Conscientizar sobre a relevância dos primeiros socorros;
-Trabalhar as virtudes importantes na vida em sociedade, tais como: paciência, tolerância,
responsabilidade, coleguismo, humildade entre outros;
- Contribuir efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e
conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços rurais e urbanos;
- Investir nas crianças, que são os futuros motoristas e multiplicadores de ações humanitárias conscientes;
- Consolidar a escola como lugar de criação, de reflexão, de discussão e compartilhamento de experiências e práticas;
- Criar responsabilidades;
- Promover competências múltiplas, trabalho em equipe, disseminando a capacidade de aprender e
adaptar-se a situações novas e complexas, de enfrentar novos desafios e promover transformações;
- Proporcionar um diálogo verdadeiro, um pensar crítico;
- Incentivar a escola a criar peças teatrais, poemas, paródias... abordando o trânsito seguro e participarem
de um concurso/evento.
Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural
Fonte:
SEES